“Naturalizar a Cibersegurança - O papel central do professor”

 

O acelerado desenvolvimento tecnológico conjugado com a capacidade de adaptação da nossa sociedade a esse mesmo desenvolvimento, representa um enorme desafio de cibersegurança para a nossa sociedade. Duas linhas de ação são necessárias para melhorar essa cibersegurança: por um lado minimizar ou retardar os impactos do desenvolvimento tecnológico por via da regulação; por outro, desenvolver competências nos indivíduos e nas organizações e, dessa forma, mitigar impactos negativos. O professor tem um papel central nesta segunda linha de ação, porque é um veículo de criação de competências, por excelência, em qualquer comunidade. Nesta sessão pretende-se discutir o papel e o contributo do professor nesta era digital.

 


Nota Biográfica:

 

Lino Santos

Mestre em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, é coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança e membro designado ao conselho de administração da Agência Europeia de Cibersegurança – ENISA.

 

Foi diretor de Segurança e Serviços à Comunidade na Fundação para a Computação Científica Nacional, diretor do serviço de resposta a incidentes de segurança informática CERT.PT, oficial de ligação nacional à ENISA e Membro da Comissão instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança.