Tema: «A leitura e os cidadãos do século XXI»

Isabel Alçada relatará algumas experiências de vida pessoal e profissional que lhe permitiram descobrir o papel da leitura no desenvolvimento cognitivo e o papel da ficção no estabelecimento de laços duradouros entre os leitores e os livros. Explicará como a reflexão e o diálogo sobre experiências vividas a orientou no projeto de escrita que mantêm há mais de três décadas com Ana Maria Magalhães e lhe suscitou a conceção e o lançamento do Plano Nacional de Leitura. Se houver interesse dos participantes poderá descrever o seu trabalho de escrita a 4 mãos com Ana Maria Magalhães.

 

Nota Biográfica

Isabel Alçada nasceu em Lisboa (1950). Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, fez o mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston e doutorou-se em Literacias e Educação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi professora de Português e História de Portugal do 2º ciclo do Ensino Básico, professora-adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas (UNL). Foi Comissária do Plano Nacional de Leitura e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. Atualmente é Consultora para a Educação do Presidente da República.

É coautora com Ana Maria Magalhães de várias coleções de livros para a infância e para a juventude, Coleção Uma Aventura, Viagens no Tempo, Histórias e Lendas, Floresta Mágica, Ler dá Prazer, uma História de Portugal em 10 volumes, na qual participaram historiadores como José Mattoso, Luís de Albuquerque, Maria Augusta Lima Cruz, Pedro Cardim, Paulo Jorge Fernandes, António Reis. Foi também coautoras da revista Na Crista da Onda: 33 números publicados pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e 8 números publicados pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Escreveu vários livros para crianças e jovens encomendados e publicados por diferentes instituições: Assembleia da República, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Camões, Câmaras Municipais de Lisboa, Sintra, Lousada, Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Representação da Comissão Europeia em Portugal, Direcção-Geral da Saúde, Instituto Português do Património, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Nacional de Arte Antiga, Museus de Ílhavo, de Macau, da Nazaré, CTT, EMEL, Fundação Jorge Álvares, Imprensa Nacional.