Será verdade? 

Como analisar a veracidade da informação na Internet (e não só…) e promover o pensamento crítico


A internet é um autêntico “far west” em que há “cowboys” que disparam muito depressa e em todas as direcções… É provável que esta tendência se agrave nos próximos tempos, até surgir uma espécie de “imunidade de grupo” "anti-e-aldrabões”...

Nesta conversa, mais ou menos informal, veremos como é fácil ser enganado… ou enganar, desde a obtenção de um "doutoramento instantâneo” e a escrita de “artigos científicos” até à manipulação das opiniões de  populações, um objectivo actualmente muito facilitado pelo tecnologia. E, claro, veremos como se pode analisar o que circula na internet, avaliando a credibilidade e a veracidade da informação.

 

 

VITOR MANUEL NEVES DUARTE TEODORO

Licenciado em Física e Doutorado em Ciências da Educação.

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Nova Lisboa.

Investiga nas áreas da Educação em Ciências e Matemática; princípios e design de ambientes de aprendizagem ativos, em particular para educação científica e matemática; avaliação; formação de professores; desenvolvimento curricular. Participou em vários projetos de investigação financiados pela Comunidade Europeia, entidades nacionais e governamentais.

Pioneiro da utilização de computadores e da Internet na Educação, desde o final da década de 1970, nomeadamente no ensino da Física e da Matemática.

Publicou vários artigos em revistas especializadas. Autor de mais de duas dezenas de títulos de software educativo, publicados em Portugal e outros países, para o ensino das ciências físicas e da matemática.