Processamento auditivo central: o que é? Sinais de alerta?

 

A audição não envolve apenas a anatomia e fisiologia do ouvido, envolve também a participação de redes neurológicas complexas que têm funções diferenciadas no processamento dos sons ao longo das vias que conduzem o sinal sonoro ao Sistema Nervoso Central (SNC).

 

As consequências das dificuldades de processamento auditivo central podem ser muito variadas: alterações de linguagem oral e/ou escrita, dificuldades em manter em atenção para a escuta, entre outras. Desta forma, as perturbações do processamento auditivo podem coexistir com outras alterações tais como dislexia, hiperatividade, perturbações fonológicas (com repercussão na fala), défice de consciência fonológica.

 

As crianças com este tipo de alteração podem ter dificuldades em compreender o que lhes é dito e/ou ter dificuldades em manter a atenção quando se encontram em ambientes ruidosos, não conseguindo acompanhar a conversação. É muito frequente estas crianças pedirem para que lhes seja repetida a informação utilizando expressões como “hã?”, “mm?”, “diz?”.

 

Nesta conversa vamos abordar a definição, os sinais de alerta e as estratégias para sala.

  


Nota Biográfica:


Teresa Sousa

- Terapeuta da Fala desde 2005;

- Pós graduação em Perturbações do Desenvolvimento;

- Terapeuta da Fala em contexto escolar (equipa multidisciplinar) e clínica;

- Orientadora de estágios na área do neuro desenvolvimento;

- Formadora na área das Perturbações de Aprendizagem, Perturbações da Linguagem e Perturbações de Desenvolvimento.