16 Outubro, Hora: 17h00
Sumário:
Desenvolvimento da Linguagem (dos 0 aos 6 anos) - O que é esperado, sinais de alerta e quando é necessária sinalização.
A aquisição da linguagem é uma das realizações mais notáveis dos primeiros anos de vida. Aos seis anos de idade, as crianças têm o domínio essencial do sistema de sons e da gramática de seu idioma e adquiriram um vocabulário de milhares de palavras. Esta formação descreve os principais marcos do desenvolvimento da linguagem presentes nos seis primeiros anos de vida.
As habilidades de linguagem de crianças pequenas são importantes para o seu sucesso interpessoal e académico. É essencial, portanto, dispor de descrições do desenvolvimento normativo que permitam a identificação de crianças com comprometimento de linguagem e compreender os mecanismos de aquisição da linguagem que podem fornecer a base para a otimização do desenvolvimento de todas as crianças.
Vamos então falar do desenvolvimento normativo, dos sinais de alerta e de quando faz sentido sinalizar a criança para uma observação/ avaliação.
Nota Biográfica:
Teresa Sousa
- Terapeuta da Fala desde 2005;
- Pós graduação em Perturbações do Desenvolvimento;
- Terapeuta da Fala em contexto escolar (equipa multidisciplinar) e clínica;
- Orientadora de estágios na área do neuro desenvolvimento;
- Formadora na área das Perturbações de Aprendizagem, Perturbações da Linguagem e Perturbações de Desenvolvimento.