Programa de Meditação ASSP

TranquilaMENTE

 

Hoje, não poderia conceder demais à minha desconfiança, visto que, agora, não é tempo de agir, mas apenas de meditar e de conhecer.

René Descartes

 

 

Nunca, como hoje, fez tanto sentido o desenvolvimento de práticas de relaxamento e meditação!

Meditar é uma prática milenar, cuja origem remonta tradições espirituais de várias sociedades e culturas, especialmente orientais. É uma forma de prática contemplativa que proporciona sensações de paz, ao mesmo tempo que nos possibilita uma melhor compreensão dos processos mentais, conduzindo ao autoconhecimento e à redução dos níveis de ansiedade.

De facto, a prática regular da meditação promove qualidade de vida e influencia em diferentes aspectos do quotidiano. É, sem dúvida, um excelente método para manter a saúde e o bem-estar, em especial, das pessoas com mais idade e cuja saúde psicofísica começa a estar comprometida.

São já várias as evidências científicas dos benefícios da prática de meditação no corpo físico, tais como a melhoria na respiração, a correção postural, o reforço imunitário, a diminuição da pressão arterial, o equilíbrio hormonal, a regulação do sono, a melhoria dos processos cognitivos, como a concentração, a atenção e a memória.

Mas é, sobretudo, ao nível psico-emocional que os efeitos da meditação se sentem: sensação de relaxamento, tranquilidade, foco, boa disposição, leveza, clareza mental, maior abertura à reflexão, etc.

Na população mais idosa, esta prática pode ainda ser muito mais benéfica, pois ajuda a diminuir sentimentos de solidão, proporciona melhorias na saúde e também evita problemas psicológicos, como a depressão e a ansiedade.

Por todos estes motivos, o programa TranquilaMENTE, da iniciativa da ASSP, pretende chegar aos seus Associados interessados na descoberta desta prática ancestral, orientando sessões de meditação guiada, com duração de 30 minutos cada, em direto na plataforma zoom, onde vamos explorar algumas técnicas de meditação. As sessões serão compostas por um pequeno enquadramento teórico, seguido de uma meditação guiada, cujo tempo de permanência será gradual, à medida que formos avançando na prática.

Embora ofereça todos estes benefícios, existem algumas contraindicações à prática de meditação. É o caso, por exemplo, de quem está num momento de depressão intensa, tem algum transtorno psicótico (como a esquizofrenia), está ou tem antecedentes de crise dissociativa e tem epilepsia ou estresse pós-traumático. Além disso, a prática pode não ser adequada para quem faz uso de certos medicamentos. Logo, a pessoa que se enquadra nestas situações deve pedir a opinião de um médico, se quiser meditar.

Maria João Martins

 

Todas as quintas-feiras das 11h às 11h 30min

Inscreva-se através do e-mail:
mariajoaomartins@assp.pt

Receberá atempadamente o link para participar nas sessões via zoom