Centro de Formações ASSP

CFAMM

Centro de formação ASSP - Alice Maia Magalhães     

O Centro de Formação da ASSP, Alice Maia Magalhães (CFAMM) foi criado no ano de 2021, constituindo-se como um novo serviço da nossa Associação, cujo objetivo é estar ao lado dos/as professoras/as.  

Está certificado como entidade formadora pelo CCPFC e homenageia a primeira Presidente da Direção Nacional da ASSP, Alice Bravo Torres Maia Magalhães. 

O CFAMM tem como missão promover, organizar e gerir ações de formação nas diferentes modalidades, Ações de Curta Duração, (ACD), Cursos e Oficinas de Formação que estão acreditadas pelo CCPFC, relevando para a progressão da carreira docente.  

Queremos convidá-lo a fazer parte da nossa equipa de formadores.

Se é formador, junte-se a nós. Contacte-nos. 

Fazemos um apelo a todos/as docentes a estarem atentos/as ao nosso plano.

  

  

O Centro de Formação da ASSP (Associação de Solidariedade Social dos Professores) Alice Maia Magalhães (CFAMM) tem como missão promover, organizar e gerir ações de formação direcionadas aos/às docentes e a profissionais educativos, incidindo no seu desenvolvimento profissional, contribuindo para a constante melhoria da educação.Rege-se pelos princípios das políticas educativas em vigor, numa perspetiva de mudança das práticas, contribuindo para uma Escola inclusiva, criativa, solidária, democrática e de qualidade para todas e todos. 
O Centro de Formação centra a sua ação no seu Plano de Formação junto dos/as profissionais de educação, percecionando o/a docente como: Agente de mudança, que compreende e utiliza conhecimentos historicamente construídos, tornando-se condutor/a das aprendizagens dos/as seus/suas alunos/as, participando na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;  O profissional que estabelece diálogo e cria empatia, promovendo a resolução de conflitos, transmitindo aos jovens a importância dos direitos humanos, acolhendo e integrando novas culturas na escola, na perspetiva de aceitação entre os pares e a sociedade, contribuindo para a cooperação entre os alunos em ambientes de aprendizagem. 
O CFAMM foi criado no ano de 2021 e está certificado como entidade formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com registo CCPFC/ ENT-AP-0493/21. Possui uma bolsa de formadores/as dinâmica e diversificada, cujos membros, certificados pelo CCPFC, se regem por padrões de qualidade pedagógica e científica.  

Alice Bravo Torres Maia Magalhães foi a primeira Presidente da Direção Nacional da ASSP. Foi professora de Ciências Físico-Químicas exercendo a docência nas escolas D. João de Castro, Pedro Nunes e Maria Amália Vaz de Carvalho e lecionou também na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Na década de 40 fez parte do movimento de oposição à ditadura existente em Portugal e em 1945 desempenhou funções de Vice-Presidente da Assembleia Geral da Associação Feminina Portuguesa para a Paz. Foi uma ativista política e sofreu perseguições pela PIDE, tendo sido excluída do ensino pelas suas posições de oposição ao regime.

Cidadã e ser humano de grandes valores, Alice Maia Magalhães foi uma mulher extraordinária com uma grande cultura, profissionalismo e humildade.

Foi uma mulher sempre pronta a ajudar e com a paixão de servir os outros. Nos seus alunos incutia humildade num ir “sabendo um pouco” do muito que há por saber.

Após a sua morte em 1989, soube-se então que havia legado à ASSP o seu património numa atitude generosa e solidária. Foi a maior benemérita da Associação.

M. Largo do Monte, n.º 1 | 1170-253 Lisboa
T. 218 246 020 | E. cfamm@assp.pt

w. www.assp.pt/pt/cfamm | www.assp.pt

 

 

 

Alcinda Margarida Casimiro de Almeida 

Integra a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves e é coordenadora do Grupo de Educação Especial. 

Doutorou-se em Didática e Organização Escolar na Universidade de Jaén, com tese em Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia – Propostas de Intervenção, pela Universidade de Jaén. 

É Mestre em Educação Inclusiva, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa 

É Pós-graduada em Perturbações da Linguagem e em Gestão e Administração de Estabelecimentos de Ensino. 

É Especialista em Deficiência Mental e Motora e, Bacharel em Educação de Infância.


Ana Manuela Faria Salgado

Concluiu a formação inicial em 2004. Desde então exerce a atividade docente em estabelecimentos de ensino da rede pública e tem experiência no 1º ciclo, 2º ciclo (EVT) e Educação Especial (910 e 920). Para além da Formação Especializada (Domínio Cognitivo e Motor / Problemas Auditivos e de Comunicação) tem pós-graduação em Aplicações Institucionais da Arte-Terapia. É formadora acreditada desde 2009 e tem colaborado com distintos CFAEs, dinamizando ações de formação para pessoal docente e não docente. Frequentou o Mestrado Integrado em Psicologia e é Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Integra a direção da ADIPSIEDUC no mandato 2021-2023.  

 

 Ana Maria Cláudio  

CCPFC/RFO-01203/97 

Licenciatura em Antropologia Social (1982) 

Curso de qualificação em Ciências da Educação (1983)

Curso de Arte Terapia (2002) 

Mestrado do Curso de Educação Artística – Teatro na Educação (2012) 

Formações diversas na área do teatro, marionetas, expressões artísticas diversas (pintura, cerâmica, fotografia, etc.) 

Atividade profissional 

Professorado Ensino Básico 

Arte Terapeuta 

Dinamizadora do grupo de teatro da escola, contando com diversas apresentações públicas. 

Animadora do Clube de Contadores de Histórias. 


Ana Maria Lopes Ferreira

Ana Maria Lopes dos Reis Ferreira, professora de Educação Especial, destacada na ASSP. Foi coordenadora nas Equipas de Educação Especial, nas Equipas de coordenação dos Apoios Educativos e coordenadora de EMAEI no Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Santarém durante os anos letivos 2019 a 2021 

Curso de Formação Avançada de Avaliação em Educação pelo Instituto de Educação. Mestre em Educação Especial pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Diploma de Estudos Superiores Especializados (DESE) pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Curso de Formação de Professores de Educação Especial, pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira. Curso do Magistério Primário de Santarém. Desempenhou funções técnico pedagógicas nos Serviços Centrais do Ministério de Educação. Formadora pelo conselho científico pedagógico da formação contínua nas áreas da Educação Especial, Educação Inclusiva e Avaliação em Educação. Integrou o Fórum de Estudos Para a Educação Inclusiva (FEEI) e a Direção da Associação de Docentes de Educação Especial, onde foi diretora do Centro de Formação e Membro do Conselho Pedagógico do Centro de Formação da Proandee  


Ana Maria Marquis Garcia Rodrigues Mestre em Acessibilidade Universal e Desenho para Todos, é licenciada em Organização e Gestão de Empresas.  

É Presidente da Accessible Portugal – Associação dedicada à promoção do Turismo Acessível e Inclusivo em Portugal. 

Desde 2008 que desenvolve a marca Accessible Portugal, em diferentes vertentes da cadeia de valor do Turismo, especialmente dedicadas ao público com necessidades especiais.  

Enquanto consultora e formadora tem vindo a impulsionar a acessibilidade, qualificando a oferta turística acessível. Este trabalho foi reconhecido através a atribuição da Medalha de Mérito Turístico 2018 – Turismo acessível, atribuído pela Sra. Secretária de Estado do Turismo. 

É membro da Direção da ENAT (European Network for Accessible Tourism) sendo a representante legal desta organização em Portugal  

 

Ana Maria Meireles  

Pós-Graduada em Gestão de Projetos Culturais pelo Instituto Piaget de Almada e tem Licenciatura em Ciências da Educação pela Escola Superior de Educação de Lisboa. 

Desempenhou desde 2011 o cargo de Programadora Cultural e Curadora da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino Torres Vedras. 

Escritora reconhecida, tem publicados, para além dos livros escolares em Gestão e Administração de Empresas editados pela Lisboa Editora, livros na área da formação de professores, nomeadamente em Ciências da Educação e Escrita Criativa. 

Também tem publicados cerca de duas dezenas de livros de literatura para a infância e juventude, um áudio livro para a juventude sobre as Linhas de Torres Vedras e as Invasões Francesas, a peça de Teatro “Erva Ruim” levada à cena pela Companhia de Teatro João Garcia Miguel e o guião cinematográfico do premiado filme de animação de Cláudio Sá “Senhor Jaime”.    

Alguns dos seus livros mereceram reconhecimento público, nomeadamente - O Prémio Adolfo Simões Muller, atribuído pelo Instituto Português do Livro e da Leitura para o livro “Os Cães Desaparecidos” (Editorial Verbo);  

O Prémio Matilde Rosa Araújo – Cidade do Montijo   para o livro “Tenho um cão debaixo da cama” (editora Âmbar); 

A Nomeação para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People) com o Livro “Guardei as Lágrimas no Bolso” (Editorial Verbo);;  

Nomeação para a UNESCO Prize for Children and Young People Literature in Service of Tolerance com o Livro “Baunilha e Chocolate” (Editorial Verbo) 

Professora do Ensino Secundário e Formadora de Professores.  

CCPFC/RFO – 09227/99 

 

Carina Alexandra Lobato Faria Bernardo A. de Melo

Psicóloga Clínica e da Saúde  

 Especialidade Avançada Psicoterapia, NEE, Neuropsicologia 

Especialização Neurociências Neuro plasticidade  

Diretora Saberdemim, Centro de Neurodesenvolvimento e Saúde Mental 

 


Carlos Alberto da Pedreira Simões  

Docente de educação especial do grupo 910.Especialização no domínio cognitivo e motor pela Escola Superior de Educação de Lisboa 

Parte curricular de mestrado na área da teoria e desenvolvimento curricular pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. 

Diploma de Estudos Avançados, na área do conhecimento de “Didactica y Organizacion Escolar”, no âmbito do programa de doutoramento “La Investigacion Educativa en el Ambito Didactico”, pela Universidade de Huelva – Espanha. 

Com larga experiência na área da educação inclusiva, tendo passado por todas as estruturas educativas ligadas ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educativas, tendo integrado o projeto internacional da Educação Inclusiva da UNESCO, entre 1998 e 2003, liderado pelo Professor Mel Ainscow e professora Ana Maria Bernard da Costa. 

Experiência na formação especializada de professores no ensino superior. 

É formador acreditado pelo Conselho Científico da Formação Continua de Professores. 

Atualmente é representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular da Equipa Regional de Lisboa e Vale do Tejo no CFAE Centro Oeste. CCPFC/RFO-01436/97

 

Mestrado em Psicologia Social e das Organizações

Licenciatura pré-Bolonha, em Psicologia Social e das Organizações

ESPECIALIZAÇÃO EM COACHING PSICOLÓGICO

Especialização avançada em Terapias Cognitivo-comportamentais

Pós-graduação em Orientação de Carreira

Pós-graduação em Expressões Criativas Terapêuticas: Drama e Arte

CONSULTORA E FORMADORA COMPORTAMENTAL E RH

Formadora de alunos e docentes, na área do Desenvolvimento Pessoal, no âmbito do projeto Zoom Talentos

PSICÓLOGA -Acompanhamento e Coaching Psicológico de Jovens e Adultos e Orientação de Carreira

 

Helena Neves

Educadora de Infância com Especialização em Educação Especial nas áreas do Domínio Cognitivo e Motor e da Intervenção Precoce na Infância. 

Pós-Graduada em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores e Mestre em Formação Pessoal e Social, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

Colaborou como professora convidada na disciplina de Currículos e Metodologias Habilitavas da Pós-Graduação de Educação Especial da  FMH/UTL e participou, a convite da Direção Geral de Educação (DGE) na  dinamização do Webinar sobre Intervenção Precoce na Infância (IPI).  

É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação contínua, no domínio da Educação Especial, tendo dinamizado 

Cursos de Formação e Ações de Curta Duração no âmbito da Educação Inclusiva - Para o desenvolvimento de uma Escola Inclusiva e DUA:  Uma metodologia de intervenção para a diversidade. 

Exerce funções como coordenadora na Equipa Local de Intervenção Precoce   para Infância de Cascais e integra o conselho redatorial da Revista “Educação Inclusiva. 

 

 

CCPFC/RFO-05777/98

Docente de educação especial.

PhD em Ciências da Educação - especialização em avaliação de aprendizagens c/ especialização e mestrado em Educação Especial e Pós-Graduação em Psicomotricidade

Professor convidado em diversas instituições de ensino superior.

Investigador colaborador no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e no Centro de Estudos e Investigação Aplicada do Instituto Superior de Educação e Ciências

Doutoramento.

Certificado pelo CCPFC nas seguintes áreas: Avaliação (B02), Educação Em Educação de Infância (B05), Educação Especial (B06), Animação de Grupos (C01), Práticas de Avaliação do Rendimento Escolar (C10), Sensibilização à Educação Especial (C13) e Tecnologias Educativas na Educação Especial – Tecnologias de Apoio (C17).

http://www.slideshare.net/jcoloa

https://www.youtube.com/channel/UC3e7QqcIE9gEt6UXlW4c-rw?view_as=subscriber

http://www.joaquimcoloadias.comunidades.net/

 

 

José Emanuel dos Santos Sebastião Reg. Acr. CCPFC/RFO-15023/02 ·

Curso de Formação de Atores da Escola de Formação de Atores da Comuna Teatro de Pesquisa de Lisboa, entre 1984 e 1986.

Curso de Expressões não Verbais, no Teatro do Picadeiro, no Estoril, sob a direção do Mimo Osvaldo Maggi, em agosto e setembro de 1987. · Também em 1987, integra o workshop - Atelier da Primavera - no Palácio Mateus, em Vila Real de Trás os Montes, levado a efeito pela Fundação Calouste Gulbenkian, sob a direção do grupo de teatro celebrativo e de rua, inglês, welfare State Internacional. · Em junho de 1990, integra o workshop - A Mímica Corporal - com o patrocínio e nas Instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a direção do mimo americano Daniel Stein. · Em maio de 2008, frequenta com aproveitamento o Workshop “Rotas de Polichinelo – A Linguagem do Teatro Popular de Marionetas: Repertório, Prática e Teoria”, orientado por Toni Rumbau, no Museu da Marioneta em Lisboa. · Em maio de 2009, frequenta dom aproveitamento o Workshop “O Teatro de Sombras Chinesas e as Marionetas de Luva”, orientado por Jean-Luc Penso, no Museu da Marioneta, em Lisboa. ·

 Curso de Animador Cultural do ACM, no ano de 1985. · Leciona desde 2000/01, na mesma escola, a disciplina de Educação pela Arte – Teatro, ao 3º Ciclo. · Dinamiza desde 2005, como encenador, o Núcleo de Teatro da Esc. Sec. Dr. José Afonso.  Lecionou a disciplina de Expressão Dramática nos Cursos de Auxiliares da Acão Educativa, do Centro de Formação Profissional de Évora, entre 1994 e 1998. · Lecionou a disciplina de Expressão Dramática nos Cursos de Auxiliares da Acão Educativa, do Centro de Formação Profissional de Amora, no ano de 1997. · Lecionou, entre os anos letivos de 1995/96 e 1997/98 as disciplinas de Geometria Descritiva. Lecionou, entre os anos letivos de 1995/96 e 1997/98 as disciplinas de Geometria Descritiva, Teoria da Arte e do Design, História de Arte e Educação Visual no Colégio Salesiano de Campo de Ourique "Oficinas de S. José". Ainda neste colégio dinamiza atividades Extracurriculares na área da Expressão Dramática e do Teatro.

 

Docente de Espanhol com 28 anos de carreira profissional; Doutora em Ciências de Educação, pela Universidade de Vigo; Investigadora em Ciências da Educação com comunicações publicadas em revistas da especialidade.

Integra as Equipas do Júri Nacional de Exames; É membro de Conselho Pedagógico; Coordenadora do Programa Regional de Promoção do Sucesso Escolar;

Formadora Acreditada-CCPFC/RFO-171114/04 nas áreas e domínios: Organização do Sistema Educativo, Psicologia da Educação; Conceção e Organização de Projetos Educativos; Práticas de Avaliação do rendimento Escolar;

Formadora Acreditada dos Programas de Flexibilização e Integração Curricular.

 
Maria da Conceição do Carmo Farinha Rodrigues Henriques

CCPFC/RFO-39736/19 

Maria Rodrigues Henriques, professora do Quadro do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos 

Licenciada em Línguas e Literaturas Românicas e Pós-licenciada no Ramo de Formação Educacional, em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português e Francês, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.  

Iniciou funções em setembro de 1997, como professora de Português e Francês do 3.º CEB e Secundário, em diferentes Escolas e Agrupamentos de Escolas da rede pública, até agosto de 2013. 

Concluiu estudos de Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor e Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, Ramo de Domínio Cognitivo e Motor, pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, em 2015.  

De setembro de 2013 até ao presente, é Professora de Educação Especial (GR 910) em escolas da rede pública do Ministério da Educação, exercendo as seguintes funções: Professora Especializada na Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência e Surdo-cegueira; Professora especializada no apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem dos 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foi coordenadora da EMAEI do AE Rafael Bordalo Pinheiro de 2019 a 2021. 

 

Maria Graciosa Nunes Veloso 

CCPFC/RFO – 02883/97 

Mestrado em Metodologia de Ensino das Ciências, variante da Matemática 

Professora Especialista, aposentada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa; 

- Sócia da Associação de Professores de Matemática, desde 1987 

- Várias publicações focadas na Formação de Professores que ensinam Números e Operações nos 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico

  

Maria João Garcia Maria João Garcia fez a formação inicial em Educação de Infância. Em 2003 especializou-se em Educação Especial. Concluiu o mestrado em Educação, na área de especialização de Formação Pessoal e Social, em 2009 e em 2012, terminou o Curso de Doutoramento que integra o Programa de Doutoramento em Educação, na área de especialização de Psicologia da Educação. Em 2021, concluiu o Curso de Pós-licenciatura em Educação Especial – Domínio da Intervenção Precoce na Infância.  

Docente de ensino vocacional dos módulos: “Crianças com Necessidades Específicas de Educação”, “Modelos Psicológicos e Fases de Desenvolvimento da Criança” e “Intervenção Precoce”, do curso de Apoio à Infância. Supervisionou estágios no mesmo curso. 

Áreas de interesse: Família, Parentalidade, Valores Parentais e Intervenção Precoce. Formadora. 

Atualmente exerce funções de Docente de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Alapraia, na Equipa de Intervenção Precoce de Cascais.


Maria Júlia da Cruz Ribeiro

Maria Júlia da Cruz Ribeiro é docente do Ensino Básico e Secundário desde 1988 e integra a Direção de uma Unidade Territorial, enquanto Adjunta da Diretora do Agrupamento de Escolas de Mafra. Possui formação académica na área das Ciências Sociais e Humanas é mestre em Educação, na Área de Especialização de Supervisão e Orientação da Prática Profissional. Coordenou o Português Língua Não Materna, Cursos de Educação e Formação e as Bibliotecas Escolares Concelhias. É detentora de estatuto de formadora, atribuído pelo Conselho Científico- Pedagógico de Formação Contínua de Braga, em 2003 nas áreas da Conceção e Organização de Projetos Educativos, Didática Específica da História e Inovação Educacional. É Formadora da Flexibilidade e Integração Curricular e do Projeto MAIA- Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Pedagógica, ministradas pela Direção Geral de Educação. Integra a bolsa de formadores nos Centros de Formação de Mafra (CFAERC) e de Torres Vedras e Lourinhã (CFTVL). Incluiu inúmeras estruturas de gestão, orientação e supervisão educativa, designadamente do Plano Tecnológico da Educação, Conselhos Pedagógicos e Conselhos Gerais. É Coordenadora da Equipa Multidisciplinar, Membro da Rede Social de Mafra e Representante eleita pelos docentes do Ensino Básico de Mafra para o Conselho Municipal de Mafra e, ainda, Avaliadora Externa.

 

Maria Manuel Fael Quintela Marques da Costa

CCPF/RFO-19704/05 

Mestre em História e Filosofia das Ciências 

 

 

 Professora do Quadro de Nomeação Definitiva do Grupo 910 do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo (AETCF), em Tondela. Exerce funções docentes na Escola Secundária de Molelos (pertencente ao AETCF), no âmbito do apoio especializado a alunos com NEE do 3.º Ciclo e Ensino Secundário.

Formadora certificada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua desde 2009, tenho vindo a desenvolver diversas ações de formação no âmbito do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA e UDL), Inclusão, Educação Especial, Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita, Intervenção Precoce na Infância, TIC e Tecnologias de Apoio nas Necessidades Educativas Especiais. Preletora em diversas conferências.

- Experiência como formadora na área do DUA desde 2016.

- Publicação de artigos em revistas na temática em epígrafe.

Coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, conforme o estipulado no Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual.

Doutora em Educação na Universidade da Beira Interior. Tese com projeto de investigação intitulado: “Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão”. Defesa em provas públicas (julho de 2018).

Mestrado em Educação Especial, nos Domínios Cognitivo e Motor no Instituto Politécnico de Castelo Branco; Investigação na área da Transição para a Vida Pós-Escolar (TVA), com o tema: “Transição para a vida pós-escolar de alunos com NEE - Perspetivas sobre duas realidades escolares”, com discussão pública a 08 de março de 2010

Curso de Formação Especializada em Educação Especial, especialidade em NEE: Deficiência Mental e Multideficiência, pela Universidade Católica Portuguesa, com a classificação final de 17,5 (dezassete valores e cinco décimas); Projeto de Investigação com o tema: “Intervenção Precoce em Crianças com Deficiência Mental: O Papel dos Técnicos face às Práticas Centradas na Família”, com 18 (dezoito) valores

 

Maria Rita Amaral Carvalhas 

Curso de Especialização Pós-Licenciatura - Profissionalização em Serviço em Tecnologias Especiais – Têxteis – Escola Superior de Educação, IPP (2015-2016); 

Curso de Mestrado em Artes Plásticas Pintura – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2012-2014); 

Professora da Escola Artística Soares dos Reis da disciplina Projeto Artístico, vertente de Projeto e de Técnicas Especiais – Têxteis, desde 1999 e colocada em quadro de escola a partir de 2014; 

Licenciatura em Artes Plásticas Pintura – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1992-1999) 

 

Marta Gomes Miranda

CCPFC/RFO-39935/19 

Licenciada em História 

Pós-graduada em Ciências da Informação e Documentação.  

Bibliotecária na Biblioteca Municipal de Torres Vedras, com funções no Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (S.A.B.E.) desde 2005.” 

Formadora creditada em Bibliotecas Escolares  

Nuno Miguel Moreira Teixeira

Psicólogo especialista nas áreas de Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e Psicologia Clínica e Saúde. Formador certificado nas áreas de Educação para a Saúde e Práticas de Educação para a Saúde (Educação Sexual). 

 Trabalha na Associação para o Planeamento da Família (APF) desde 2005, sendo atualmente coordenador da Delegação Regional do Norte. Coordenador/psicólogo de vários projetos de intervenção social. Membro do Grupo de Trabalho para a Prevenção e Combate aos Casamentos Infantis, Precoces e Forçados, promovido pelo Governo de Portugal - Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade. Psicólogo na Clínica de Leça da Palmeira desde 2001. Trabalhou no Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia de Matosinhos entre 2001 e 2005. Entre 2001 e 2012 foi responsável do Departamento de Psicologia do Leixões Sport Club e Coordenador/Responsável Pedagógico da Casa do Atleta. 

 

 

Olga Margarida Paulo de Sá; n.º CCPFC/RFO 36418/15 Nº CC: 11515540 CV resumido do/s formador/es: Licenciatura em Humanidades; Especialização em Educação Especial – domínio emocional e da personalidade; mestrado em Educação Especial – domínio problemas de cognição e multideficiência; Especialização em Desenvolvimento Infantil; Doutoramento em Ciências da Educação – Domínio Liderança e Inclusão (1.º ano curricular).

 

Olga Neves

Olga Neves é uma conceituada artista torriense cujo trabalho conta já com uma ampla projeção nacional e internacional. 

Recentemente elaborou uma instalação artística para o encontro Romed2, que debateu questões relacionadas com a integração das comunidades ciganas, intitulada “Viagem”, um trabalho que está intimamente ligado à identidade de um povo, o povo cigano. 

Olga Neves, licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, iniciou o seu percurso artístico ainda na década de 90. Esteve presente em encontros relacionados com a medalhística nos Estados Unidos, Bulgária, Alemanha, França, Finlândia, Bélgica e Portugal. Em Torres Vedras tem realizado várias exposições quer em equipamentos municipais (Galeria Municipal e Fábrica das Histórias) quer em outros (Cooperativa de Comunicação e Cultura). Paralelamente tem apresentado trabalhos em outros locais do país, como Lisboa, Seixal, Bombarral ou Braga. Está também representada no British Museum e nas Simons Galery, em Londres, no Medialia... Rack & Hamper Galery, em Nova Iorque, em Wellington, Villenave d ÓrnonLilleboneImmenstadtSeeheim-Jugenheim, em Saint Caprais, nas câmaras municipais de Lagos e de Torres Vedras e no Museu da Marioneta, em Lisboa. 

Formadora Creditada na área de Expressão artística  

 

  

 CCPFC/RFO-25147/09

Formação Académica: Mestre em Gestão, especialização em Organização e Sistemas de Informação (U. Évora, 2010), licenciada em Informática de Gestão (ISLA, Santarém,1992). Experiência Profissional Relevante: 01/09/2019 – Lisboa, Portugal Elemento da equipa para a convergência dos sistemas de informação de dados administrativos das escolas - Direção Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC).

Docente há 27 anos, no G550 - Informática. Tem sido assessora técnico-pedagógica; coordenadora PTE; responsável do sítio Web e plataforma Moodle.

Dinamizou os projetos: Iniciativa Escolas, Professores e computadores portáteis; Aprender e Inovar com TIC; Iniciação à Programação no 1CEB; Concurso Sitestar. Foi professora Microsoft Innovative Educators Expert.

 

Doutorada em Ciências da Educação com especialidade em Desenvolvimento Curricular. É ainda pós-graduada em Administração Educacional e pós- doutorada em ensino a distância e eLearning.

Tem experiência profissional ao nível da:

· docência em ensino regular;

· docência em ensino especial;

· formação inicial e contínua de docentes;

· formação de técnicos superiores - área da educação;

· gestão de estabelecimentos de ensino; e

· consultoria em centros de formação.

É autora de livros de apoio escolar e de várias publicações científicas.

Representou o Ministério da Educação internacionalmente em grupos de trabalho como a European Schoolnet e na discussão de Práticas de Educação Global (Banco Mundial).

Atualmente exerce funções na Direção-Geral da Educação na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular e colabora com instituições de ensino superior, tanto ao nível da docência como ao nível da investigação.

 

 
Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas

Pós-Graduação em Neuroeducação, com a duração total de 136 horas, organizada pelo Instituto Português de Psicologia, em 2013;  

Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, pela Universidade de Coimbra, com a tese intitulada: “Comportamentos de bullying entre pares. Bem-estar e ajustamento escolar” em 2006;  

Pós-Graduação em Direito, Psiquiatria e Psicologia Forense no Instituto de Medicina Legal de Lisboa, em 2000;  

C.E.S.E. (Curso de Estudos Superiores Especializados) em Reabilitação no I.S.P.A. em 2000

 Licenciatura em Psicologia Educacional no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (I.S.P.A.)em 1998;  

Curso Pós-Graduado em História e Antropologia do Crime, no I.S.P.A. em 1993;  

Licenciatura em Antropologia Social no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (I.S.C.T.E.)em 1992;  

Licenciada em Antropologia Social; 

Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, desde dezembro de 2020;  

Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), de 2019 a 2020;  

Subdiretora da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), de 2010 a 2014;  

Professora Adjunta na ESES onde leciona unidades curriculares no âmbito da Psicologia do desenvolvimento

CCPFC/RFO-23523/0

 

Teresa Lamy

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, pela FCSH, da Universidade Nova de Lisboa 

De 1997 até 2008 – Diretora do Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras. 

Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas: Animação de Grupos e Tecnólogas Educativas (CCPFC/RFO – 00904/97). 

Professora do Ensino Secundário e Formadora de professores e de adultos  

Sociodramatista.  

Curso de Diretora de Sociodrama, Sociedade Portuguesa de Psicodrama. 

Curso de Pós-Graduação em Sexologia Clínica: Avaliação e Intervenção, Instituto Português de Psicologia do Porto

 

 

CCPFC/RFO-35496/15.          

Nº CC: 13153071 2 ZX0

CV resumido da formadora

Licenciou-se em Psicologia Clínica e Patológica em 2004, na Universidade René Descartes de Paris. Em 2015, na Universidade Lusófona do Porto, pós-graduou-se em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Em 2018, na Universidade Católica Portuguesa de Braga, concluiu o Mestrado de Psicologia da Educação. Especializou-se, nomeadamente, no âmbito das condutas aditivas (consumo de substâncias psicoativas na adolescência, etc.). Iniciou a sua atividade profissional em 2004, no Centro Hospitalar Louis Mourier, em França. Em 2005, instalou-se em Portugal e começou a desempenhar funções de voluntária na Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Guimarães, cidade na qual reside, e em Agrupamentos de Escolas. Desde de 2007, coordena os Serviços de Psicologia e Orientação no Agrupamento de Escolas de Eiriz de Paços de Ferreira. Também, trabalhou no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano do Porto e na Escola Profissional CISAVE de Guimarães. Frequentou, igualmente, diversas ações de formação e dinamizou diversos projetos em contexto escolar (Convivência Cooperativa, Série Animapaix, Hora de Ser, PREVINT, Eu e os outros, Copos... Quem decide és tu!, PRESSE, UBUNTU, etc.). Paralelamente, desde 2008, dinamiza várias ações de formação (Formação Pedagógica Inicial de Formadora/es, Comunicação, gestão e mediação de conflitos, Saúde psicológica e bem-estar, Educação Inclusiva, Necessidades Educativas Específicas, Desenvolvimento da criança e jovem, Promoção de competências sócio-emocionais, Flexibilidade e Autonomia Curricular, Diferenciação Pedagógica, Desenho Universal para a Aprendizagem, Mentorias – Tutorias Autorregulatórias, Dinamização de projetos psicossociais, etc.), tendo colaborado com diversas entidades (Associação de Solidariedade Social dos Professores, Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso, Consultâmega – Formação e Consultoria, etc.)

 

Virgínia Alberta Meira Ferreira Martins

CCPFC/RFO-31380/12 

Licenciatura em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, Maia. 

Pós-graduação em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias pela Universidade do Minho, Braga.

Especialidade em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde, e Especialidade nas categorias especificas Psicologia Comunitária e Necessidades Educativas Especiais., pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Formadora pelo CCPFC nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Social; Práticas de Aconselhamento e Orientação; Sensibilização à Educação Especial; e Práticas de Educação para a Saúde.

Membro da Comissão Restrita e Alargada da CPCJ – Guimarães.

Responsável pelo Serviço de Psicologia e Orientação de um Agrupamento de Escolas durante seis anos. Gestora de projetos de intervenção psicossocial. Dinamizadora de Academia de Líderes Ubuntu, pelo Instituto Português Padre António Vieira.  

 

CCPFC/RFO-32234/12

Mestre em Estudos Britânicos (Universidade Autónoma de Lisboa, 2010). Pós-graduada em Comunicação Educacional e Gestão de Informação (ISET, 2006) e em Educação Especial (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2005). Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Universidade Autónoma de Lisboa, 1998); Licenciada em Assessoria de Administração (ISLA- Lisboa, 1993); Bacharel em Línguas e Administração (ISLA - Santarém, 1991).

Experiência Profissional Relevante:

01/09/2013 – ATUAL – Agrupamento de Escolas José Relvas, Alpiarça.

Docente do G220 - Inglês/Português. Coordenadora do grupo disciplinar de Inglês, coordenadora do Clube Europeu desde 2005, Coordenadora de parcerias no âmbito dos Programas Europeus Aprendizagem ao Longo da Vida e Erasmus+, Supervisora de estágios Comenius e Erasmus+, Mentora eTwinning, dinamizadoras de vários projetos, salientando-se, eTwinning, Parlamento dos Jovens, Conta-me uma História, Climate Action, voluntariado, oradora em diversos eventos nacionais e internacionais, participação no projeto #EstudoEmCasa 2020/2021 (blocos pedagógicos de inglês 1º e 2º ciclos) da Direção Geral da Educação (DGE), Microsoft Innovator Educator Expert desde 2013.