A Delegação da ASSP Madeira fica situada na Zona Velha do Funchal, junto à Fortaleza de Santiago, oferecendo uma bela panorâmica sobre a baía e a encosta oeste da cidade, ficando perto do Centro da Cidade do Funchal, restaurantes, museus, igrejas, complexos balneares.
A Casa do Professor conta com instalações onde, durante cada ano letivo, são dinamizadas atividades de índole sociocultural e lúdico, para além de uma área com quatro quartos de dormir, um individual e três duplos, todos com casa de banho privativa, uma sala de refeições/convívio, varanda/terraço e cozinha.
A Associação de Solidariedade Social dos Professores da Madeira formou-se com um número restrito de professoras que eram sócias da ASSP, a nível nacional. Posteriormente a 11 de janeiro de 1994 foi criada a Comissão Instaladora da Delegação da Madeira e a 11 de março de 1995 tomou posse a Direção da Delegação da Madeira para o triénio 1995/1998 com a Professora Lina Fernandes como presidente.
As reuniões eram feitas numa sala de uma escola do 1ºciclo, no Funchal. Implementaram-se algumas atividades de âmbito sócio - cultural.
No triénio 2001 – 2003 a Presidente eleita foi a Professora Maria José Freitas Mendes que se dedicou com muito empenho nas suas funções. Surgiu a ideia da Associação ter a “Casa do Professor”. Neste sentido, solicitaram ao Sr. Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Miguel Albuquerque, que se disponibilizou a ceder uma casa devoluta no período de 75 anos.
A mesma foi reabilitada e os custos foram suportados pela delegação da Madeira, ASSP a nível Nacional, Câmara Municipal do Funchal e da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Foi inaugurada a 15 de junho de 2004 e estiveram presentes algumas autoridades regionais e a Presidente da Direção Nacional a Professora Dr.ª Conceição Vilhena.
Depois da Casa do Professor estar a funcionar desenvolveram-se várias atividades: Artes Decorativas, Pintura (diferentes técnicas), Pintura em Porcelana, Viola, Informática, Ginástica, Passagem de Modelos, viagens internacionais, nacionais e regionais e Teatro.
A Casa estava inicialmente licenciada para um Lar, mas os seus custos eram demasiado elevados e encontrou-se uma solução mais viável que passou a ser utlizada pelos sócios/familiares para férias e fins-de-semana e encontros/ convívios.
Fizeram-se protocolos na área de saúde e bem-estar, fisioterapia, farmácias, ervanária, lojas comerciais e agência de viagens.
Organizaram-se Workshops de nutrição, arranjos florais, fotografia, bijutaria e culinária. Estivemos sempre presentes na Corrida Solidária e Feira das Vontades, nas quais expusemos trabalhos realizados pelos sócios com a finalidade de adquirir verbas.
Participámos no Carnaval “Trapalhão” cujos temas foram valores espirituais e crítica social e fomos premiados por diversas vezes. Organizaram-se várias exposições de artes decorativas e pintura no átrio da Câmara Municipal do Funchal. O teatro foi muito participado e de muito sucesso, as exibições estiveram em cena no Teatro Municipal Baltazar Dias e foram encenadas pelo autor/profissional do TEF (Teatro Experimental do Funchal).
Os aniversários da ASSP foram realizados na Escola de Hotelaria e tiveram muita participação e animação. O 25º aniversário da ASSP desta Delegação foi celebrado com sumptuosidade com a presença dos colegas do Continente, Açores e autoridades regionais.
No triénio de 2016-2019 foi Presidente da ASSP Madeira, a Professora Ariete Maria Abreu Vieira da Luz Gouveia, que continuou com todo o empenho as atividades desenvolvidas anteriormente e acrescentou mais uma atividade Movi-e-mente.
No mandato 2020-2023 e 2023-2026 a Professora Maria da Graça Teixeira Ramos Barros foi eleita Presidente da Delegação da A.S.S.P. Madeira.
Esta Direção tem desenvolvido várias atividades apelativas e inovadoras que têm sido procuradas e elogiadas pelos associados e também pela comunidade local.
As atividades regulares decorrem na Sede Rampa do Forte, nº2 Funchal.
Atividades Regulares
- Inglês
- Yoga
- Expressão Plástica e Pintura
- Artes Decorativas
- Biodanza (expressão das emoções)
- TIC (produção de conteúdos digitais) – Protocolo com o Banco dos Afetos “intergeracional”
- História da Arte
- Decoração Bijutaria e artesanato
Atividades Esporádicas de Animação e Socioculturais decorrem em vários locais da ilha da Madeira
- Percursos Pedestres
- Feira das Vontades
- Comemorações de dias festivos
- Rota dos Presépios pela Ilha
- Workshops de culinária e doçaria
-Visitas guiadas: a Museus, Quintas Tradicionais Madeirenses, Empresas de Artesanato, vinhos, bordados e vimes, Instituições de Solidariedade Social. Estas visitas têm sido orientadas por pessoas muito qualificadas e de grande prestigio regional
- Palestras sobre temas diversificados com incidência na saúde, segurança, nutrição, história local e religiosa
- Residência Artística
- Viagens
- Apresentação de obras literárias de associados
Custo de chamada para rede fixa nacional