“A importância do BRINCAR no desenvolvimento global da criança”

 

O brincar é a principal ocupação da vida da cada criança. Esta é uma atividade natural e essencial para a auto-regulação e a auto-expresão, que permite à criança organizar os pensamentos, sentimentos e todas as competências - sejam elas motoras, sensoriais, sócio-afectivas, cognitivas ou de linguagem, ao mesmo tempo que descobre o mundo e este lhe começa a fazer sentido.

 

O brincar é espontâneo. Enquanto brinca a criança comanda, decide, interrompe, negoceia, experimenta, cria com uma motivação e prazer intrínsecos. Começa por se centrar no corpo, depois inicia a manipulação dos objetos, continuando com o brincar simbólico. Não está apenas a entreter-se ou a divertir-se. Está a melhorar a sua estrutura e função do cérebro, promovendo as competências de funções executivas (processo de aprendizagem) Também estimula a criatividade, permite um melhor auto-conhecimento, ensina a negociar, estimula a atenção, promove a interação social, incorpora regras, desenvolve o raciocínio e a resolução de problemas, melhora a saúde mental e física, ensina a lidar com a frustração e a trabalhar em equipa.

 


Nota Biográfica:


Teresa Sousa

 

- Terapeuta da Fala desde 2005;

 

- Pós graduação em Perturbações do Desenvolvimento;

 

- Terapeuta da Fala em contexto escolar (equipa multidisciplinar) e clínica;

 

- Orientadora de estágios na área do neuro desenvolvimento;

 

- Formadora na área das Perturbações de Aprendizagem, Perturbações da Linguagem e Perturbações de Desenvolvimento.