Nesta “conversa”, apresentam-se os pressupostos do Projeto ASSP 

"Em Boa Companhia ..."

  • A solidariedade, incluindo a solidariedade entre gerações, é um dos objetivos da ASSP.
  • Muitos dos associados da ASSP vivem sozinhos (e, certamente, alguns gostariam de ter companhia!)
  • Inspirados em projetos semelhantes (e.g., Programa Aconchego, no Porto), a ASSP está a criar um projeto que encoraje associados ASSP a:
    • partilhar a sua casa com professores deslocados, nomeadamente jovens professores (infelizmente, todos sabemos o drama que é colocação de professores em locais distantes da residência habitual…)
    • essa partilha de experiências de vida e de afetos, implicará a cooperação em tarefas do quotidiano, proporcionando, por um lado, apoio ao envelhecimento saudável ao anfitrião, na sua própria residência e, por outro, uma mais valia financeira (e não só!) ao professor deslocado (propiciada pela melhoria da sua qualidade de vida, quando fora da sua residência de origem)

            … e discutir-se-á a sua viabilidade, bem como uma primeira versão do respetivo regulamento.

 

Organizadores: Maria Otilde Simões e Vítor Duarte Teodoro, da Direção Nacional da ASSP

 

MARIA OTILDE SIMÕES

Professora Aposentada do Ensino Secundário (1974 -2008)

Licenciatura em Química, Universidade do Porto (UP), (1974)

Mestrado em Ensino da Física e da Química pela Universidade de Aveiro (UA) (2001)

Docente convidada da UA da disciplina Didática da Química

Autora dos Programas da disciplina de Química para os 10.º, 11.º e 12.º Anos, para o Ensino Secundário

Autora dos Manuais do Aluno e Guias do Professor da disciplina de Química para os 10.º, 11.º e 12.º

Autora de Programas da componente de Química da disciplina de Física e Química para os 10º e 11º anos e Química de 12º Ano, do Curso de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário.

 

VITOR MANUEL NEVES DUARTE TEODORO

Licenciado em Física e Doutorado em Ciências da Educação.

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Nova Lisboa.

Investiga nas áreas da Educação em Ciências e Matemática; princípios e design de ambientes de aprendizagem ativos, em particular para educação científica e matemática; avaliação; formação de professores; desenvolvimento curricular. Participou em vários projetos de investigação financiados pela Comunidade Europeia, entidades nacionais e governamentais.

Pioneiro da utilização de computadores e da Internet na Educação, desde o final da década de 1970, nomeadamente no ensino da Física e da Matemática.

Publicou vários artigos em revistas especializadas. Autor de mais de duas dezenas de títulos de software educativo, publicados em Portugal e outros países, para o ensino das ciências físicas e da matemática.