Sexualidade na terceira idade 

Data: Sábado, 8 janeiro de 2022

Hora: 17h00

 "Não há prazo de validade para amar, nem limite para a sexualidade."

 

Falar de sexualidade na terceira idade ainda é tabu, existindo frequentemente constrangimentos perante o tema e dificuldades em assumir as limitações que a idade vai impondo.

Para muitos indivíduos isto é uma fase de resignação, no entanto, a atividade sexual, o desejo e o erotismo não têm de ter um prazo de validade. Apesar das modificações inerentes a este ciclo vital, a vivência da sexualidade deve ser desfrutada sem estigma, sem culpa e sem discriminação.

 

Natacha Cabete

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Possui especializações em Terapia de Casal, Sexologia Clínica e Adições Químicas e Comportamentais. É também terapeuta de Brainspotting e facilitadora de mindfulness.

Desempenha funções em contexto de crise e em contexto de clínica privada, nomeadamente nas perturbações do foro das dependências químicas e comportamentais, do foro do humor, ansiedade, sexualidade e personalidade. O seu trabalho tem sido desenvolvido em contexto individual e grupal, realizando também intervenção de casal/ familiar. Trabalha ainda em contexto escolar, dinamizando sessões de sensibilização de comportamentos de risco (substâncias psicoativas e sexualidade). Participou no programa Anatomia de Vénus, falando acerca da temática “Adição ao sexo e ao amor”.